A jornada de Moisés: do cesto ao mar que se abriu

Ilustração em estilo anime de Moisés abrindo o Mar Vermelho, com uma multidão de hebreus ao fundo, um bebê em um cesto na frente e uma sarça ardente ao longe.

Continua depois da publicidade

Era uma vez um bebê hebreu que nasceu no Egito, numa época muito difícil. O rei do Egito, chamado Faraó, estava com medo de que o povo hebreu ficasse mais forte do que os egípcios. Então ele mandou que todos os meninos hebreus fossem jogados no rio.

Mas a mamãe de Moisés não queria que isso acontecesse. Ela o escondeu por três meses. Quando não podia mais escondê-lo, ela fez um cesto com muito cuidado, colocou Moisés dentro e o deixou flutuando no rio Nilo. A irmã de Moisés ficou de longe, observando o que ia acontecer.

Enquanto o cesto flutuava, a filha do Faraó apareceu para tomar banho no rio. Ela viu o bebê e ficou com pena.

— Que bebê lindo! — disse a princesa. — Vou chamá-lo de Moisés, porque o tirei da água.

E assim, Moisés foi criado no palácio como um príncipe egípcio.

Mas quando cresceu, ele descobriu que era hebreu, como o povo que estava sendo tratado com crueldade pelos egípcios. Um dia, viu um soldado maltratando um hebreu e, tentando ajudar, Moisés acabou ferindo o soldado. Com medo, ele fugiu para o deserto.

No deserto, Moisés virou pastor de ovelhas.

Um dia, algo incrível aconteceu. Ele viu uma árvore pegando fogo, mas ela não se queimava!

— Moisés — disse uma voz que vinha do fogo. — Eu sou Deus. Quero que você volte ao Egito e ajude meu povo a sair da escravidão.

Moisés ficou assustado, mas obedeceu.

Ele voltou ao Egito e foi falar com o Faraó:
— Deus quer que você deixe o povo hebreu ir embora.

Mas o Faraó respondeu:
— Não!

Então Deus mandou dez pragas ao Egito. A primeira foi transformar a água do rio em sangue. Depois vieram sapos, piolhos, moscas, doenças nos animais, feridas, granizo, gafanhotos, escuridão e, por fim, a mais triste de todas.

Depois disso, o Faraó finalmente disse:
— Podem ir!

Moisés então guiou o povo pelo deserto, mas logo chegaram ao Mar Vermelho. E agora? O exército do Faraó vinha atrás deles!

— Deus, o que fazemos? — perguntou Moisés.

Deus respondeu:
— Estenda sua mão sobre o mar.

Moisés obedeceu, e o mar se abriu em duas grandes paredes de água. O povo passou por um caminho seco, no meio do mar.

Quando chegaram do outro lado, Moisés estendeu a mão de novo, e o mar se fechou, impedindo o exército do Faraó de alcançá-los.

— Estamos livres! — gritaram todos.

Mas a viagem continuava. No deserto, o povo ficou com fome e sede.

— Deus, temos fome! — disseram.

Deus mandou um pão especial chamado maná, e também fez sair água de uma rocha.

Depois, Moisés subiu no monte Sinai, onde Deus lhe deu as Dez Regras, os Dez Mandamentos, para ensinar o povo a viver com amor, respeito e bondade.

Eles estavam quase na Terra Prometida, mas ficaram com medo de entrar, e então Deus fez com que eles caminhassem no deserto por quarenta anos.

Durante todo esse tempo, Moisés cuidou do povo com fé e coragem. E quando chegou a hora, ele passou a missão para um novo líder, chamado Josué.

E assim termina a história de Moisés, o bebê salvo das águas, que se tornou um grande líder escolhido por Deus.

Fim.

Deixe seu comentário

Post Anterior

Próximo Post

Pesquisar Popular
Popular Hoje
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...